segunda-feira, 14 de junho de 2021

MANACÁ-DA-SERRA

Nome científico: Tibouchina mutabilis.

Família botânica: Melastomataceae

O manacá-da-serra é uma árvore da Mata Atlântica brasileira, muito comum na encosta da mata atlântica dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. É encontrada também em restingas em todo o litoral de São Paulo, e na floresta ombrófila de sudeste do mesmo estado. Tem uma floração muito bonita, pode ser cultivado em vaso ou em solo!

FOTO DO PÉ DE MANACÁ-DA-SERRA CULTIVADO NO MEU JARDIM

Estou utilizando a técnica da poda de raiz para que o Manacá não cresça muito.

                      
           




É conhecida também como: cuipeúna, jacatirão, flor-de-maio, flor-de-quaresma, pau-de-flor. Na floresta atingir até 12 metros de altura e o diâmetro de seu tronco, 30 centímetros, Suas folhas são rijas, lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. Apresenta flores lindas de diversas cores e que mudam de coloração, desabrochando na cor branco depois passa para roxo e no final fica na cor rosa. É muito utilizada para paisagismo brasileiro em áreas de residencial e urbano por não ter raízes agressivas, e pode ser perfeita para o seu jardim em vasos. Sua madeira é usada para a construção civil, porém não possuí uma boa qualidade. É uma espécie característica de clima tropical úmido.

Cultivar sob sol pleno em solo rico em matéria orgânica. É importante que seja uma terra com boa drenagem. Deve ser regada somente para deixar o solo úmido e não encharcada. Regue a muda diariamente quando nova pela manhã ou fim de tarde. Após estabelecida tolera curtos períodos de estiagem.  Em vaso opte por substrato de terra vegetal misturado com composto orgânico e areia. A rega deve ser maior quando plantada em vaso, para estabelecer logo o enraizamento. Faça uma cama de pedrisco no vaso ou coloque manta têxtil para estimular uma boa drenagem do vaso. Enriqueça a cova com adubos orgânicos, tipo húmus de minhoca ou esterco bovino. Recomenda-se fazer a poda sempre após a floração, deixando sempre algumas folhas.



FOTO NA NATUREZA



 PÉ DE MANACÁ

CANTA