terça-feira, 24 de janeiro de 2012


FÍCUS BENJAMINA


Nome Científico: Fícus benjamina
Nome Popular: Fícus, figueira, fico - chorão
Família: Moraceae
Origem: Ásia e Austrália
Ciclo de Vida: Perene
Data plantio: 02/FEV/2001
Foto: JAN/2012


O fícus é uma árvore muito popular, utilizada principalmente na decoração de ambientes internos. Com caule acinzentado, possui raízes aéreas e ramos pêndulos, ela tem crescimento moderado e em condições naturais, chega a 30 metros de altura. Suas folhas são pequenas, brilhantes e perenes, de coloração verde ou variegada de branco ou amarelo. Elas têm formato elíptico com a ponta acuminada e apresentam leves ondulações nas bordas. As flores discretas e brancas não têm valor ornamental. Os frutos pequenos e vermelhos são decorativos e atraem passarinhos. Suas raízes agressivas e superficiais chamam a atenção, e não raramente racham vasos e pavimentos.
Deve ser cultivado a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É bastante rústico, mas quando plantado em vasos, em interiores, não aprecia mudanças de lugar. 
Quando estressado por estes fatores é comum que suas folhas amarelem e caiam, mas pode rebrotar com vigor depois de resolvido o problema. Plantas envasadas devem ser adubadas mensalmente na primavera e verão, e transplantadas para um vaso maior uma vez ao ano. Multiplicam-se por estacas lenhosas e sementes.


O fícus é uma árvore belíssima, largamente utilizada no paisagismo. Plantada em vasos, também pode ser conduzida como arvoreta ou arbusto. Seu caule flexível permite que se realize trançamentos quando jovem, o que lhe dá um charme todo especial. Suas características a tornam bastante apropriada também para a arte do bonsai.






Foto Fícus Benjamina plantado na natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário