terça-feira, 24 de janeiro de 2012





ULMUS


Gênero: Ulmus
Família: Ulmaceae
Data plantio: setembro de 2008
Origem: China, Coréia, Taiwan e Japão
Foto: 24/jan/2012

Características: É uma árvore pequena, com boa forma arredondada, de folhas brilhantes e serrilhada, alternada e de crescimento rápido. Na natureza pode passar dos vinte metros de altura. 

Ambiente: Prefere os ambientes externos e bem arejados. No Verão devem ser protegidos do sol intenso, ficando na meia sombra. Suportam bem o frio, desde que não seja extremamente rigoroso. Em ambientes internos coloque-os 
muito próximo de uma janela bem iluminada, com sol direto e boa ventilação.

Rega: Tem preferência por solos úmidos. Regue diariamente durante a estação de crescimento, e mais freqüentemente, se necessário, nos períodos mais quentes. No Inverno, a rega deve ser feita com mais moderação, mas não se deve deixar que o solo fique seco entre as regas. Uma pulverização nas folhas durante o Verão é muito importante, o Ulmus gosta de uma umidade atmosférica bastante elevada.

Adubação: Na Primavera, quando os novos brotos começarem a surgir, use composição orgânica (torta de mamona+farinha de osso) e adube uma vez por semana no primeiro mês e de quinze em quinze dias até o final do Verão.

Poda: Poda-se sempre que for necessário para manter a forma, mas é no Inverno que se faz um trabalho mais profundo, aproveitando muitas vezes a ausência das folhas, isso proporcionará uma melhor visualização da estrutura da planta. Nessa ocasião faça uma poda estrutural. A pinçagem também poderá ser efetuada durante a época de crescimento vegetativo, cortando-se os brotos de crescimento mais acentuado, deixando-os crescer até seis ou oito pares de folhas e, então, reduzindo-os ao segundo ou terceiro par. 

Transplante: Anualmente, no início da Primavera, até a planta completar dez anos de idade, depois, quando necessário, segundo o desenvolvimento das raízes, que devem ser inspecionadas anualmente. No transplante elimine cerca de 2/3 das raízes e proceda ao reenvasamento utilizando um substrato que drene bem.

Aramação: Arame os ramos sempre que desejar. Quanto aos brotos, somente quando estiverem um pouco lenhosos. Cuidado para que o arame não marque a casca da árvore, pois seu crescimento é bastante rápido.








Foto de um Ulmus plantado na Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário